Bolos e doces cenográficos são itens em isopor que facilitam a vida dos confeiteiros e, também, de quem precisa organizar sozinho uma festa ou um evento; veja dicas da decoradora e consultora da Só Isopor

Como se diz, sobremesa é algo que se come primeiramente com os olhos, e só depois se saboreia com a boca. Por isso, os quitutes de festas e eventos não devem ser apenas gostosos, mas também bonitos.

De acordo com pesquisa realizada pelo Dataconsumer, 52% dos clientes têm um grau de exigência muito elevado em relação aos produtos de padaria e confeitaria. Isso faz da atuação dos confeiteiros um verdadeiro desafio. Para atender à alta expectativa, é preciso se reinventar e apostar na criatividade.

Uma solução simples e barata é recorrer a itens em isopor para decorar mesas e vitrines. Assim, é possível economizar e, de quebra, ganhar elogios pela originalidade. A decoradora Márcia Nunes, que é consultora da Só Isopor, empresa dedicada ao mercado de decoração e cenografia, ensina maneiras de utilizar essas peças.

É possível adquirir em isopor os formatos de biscoitos, balas, cupcakes, bombons, sorvetes e pirulitos. “As guloseimas decoradas e revestidas com tinta à base de água, biscuit ou tecido custam pouco e podem substituir os doces verdadeiros”, ensina Márcia.

Bolos cenográficos

@marcosmilozi

Marcos Milozi

Quanto aos bolos, há inúmeras bases em isopor em formatos e medidas diversas: redondos, quadrados, sextavados e outros. É possível montá-los com um ou mais andares e decorá-los com biscuit ou, para economizar, pasta americana. Vídeos no YouTube ensinam a decorar os itens com técnicas simples.

Hoje no mercado, além das diferentes bases de bolos disponíveis, também existem os bolos moldados, que já são fabricados em máquinas e facilitam ainda mais o revestimento em biscuit e em pasta americana.

Para o confeiteiro Rick Zavala, vencedor do reality show culinário “Batalha dos Confeiteiros”, exibido na TV em 2015, os bolos cenográficos facilitam muito a vida dos profissionais. “A utilização do isopor é muito importante, pois amplia nossa liberdade de criar”, comenta.

Por isso, Zavala usa as formas geométricas prontas dos bolos, mas prefere esculpir o isopor. “Isso dá uma infinidade de possibilidades. Posso criar um bolo muito maior para poucos convidados, por exemplo. Quanto mais original for seu bolo, mais você fica em evidência.”

O confeiteiro explica que muitos alimentos não dão a estrutura necessária que o isopor proporciona. “Ele traz praticidade e segurança: saber que estou construindo uma estrutura muito firme e bacana para garantir a entrega do trabalho.”

Técnicas de pasta americana e biscuit

Bolos ou cupcakes ficam lindos e duradouros se biscuit ou pasta americana forem aplicados sobre as bases de isopor.

Para fazer a decoração com biscuit, lixe todo o bolo de isopor com lixa fina. Prefira os bolos moldados, que já vêm arredondados e são ocos, de fácil manuseio. Abra a massa de biscuit. Passe uma camada de cola branca antes de cobrir o bolo com ela. Corte a sobra da massa.

Alise a superfície da massa com uma espátula, para melhor acabamento. Ainda com a cola branca, ponha a quantidade de andares que deseja e decore com fitas, flores, pérolas e o que mais sua imaginação mandar. É possível criar laços com a sobra da massa de biscuit.

Já a pasta americana pode ser utilizada, por exemplo, para fazer flores sobre o bolo. Caso queira usá-la no lugar do biscuit para cobrir o bolo cenográfico, basta abri-la sobre uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro ou amido de milho e seguir os mesmos passos acima. Para aderência, a cola pode ser substituída por água na pasta molhada.

Técnicas semelhantes são usadas para os doces e cupcakes cenográficos. Uma dica importante é sempre deixar uma sobra maior da massa de biscuit, já que ela encolhe 30%.

“Para quem quiser se especializar, existem também cursos específicos que ensinam mais métodos de trabalhar com o isopor, deixando vitrines, mesas e ambientes das confeitarias ainda mais bonitos e apetitosos”, indica Márcia.

Sobre a Só Isopor: A Só Isopor é uma empresa dedicada ao mercado de artesanato, decoração e cenografia, com um portfólio de mais de 3.000 produtos. A marca dispõe de uma vasta e diversificada linha de itens em isopor, da marca Styroform podendo ser 100% reciclável. É o local ideal para artesãos, decoradores e consumidores em geral comprarem peças de cenografia para as mais diferentes finalidades. Há mais de 10 anos no mercado, a missão é facilitar a mão de obra e diminuir custos, atendendo às necessidades dos clientes.

Fonte : Time Gourmet

http://www.timegourmet.com.br/noticia.php?codigo=17440